Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
13/09/2018 02h31
OS 3 LIVROS DAS MULHERES POETAS ESTÃO DISPONÍVEIS

Espero que o ótimo trabalho que as mulheres poetas estão re­alizando mereça a atenção e o interesse de leitores e críticos.

Foi por essa razão que iniciei esse trabalho de pesquisa em meados de 2011. Após um tremendo desabafo em meu site, criticando esse boicote, re­solvi correr atrás das vozes poéticas das mulheres. E para que isso não ficasse circunscrito a mim mesmo, meu site virou o site das mulheres poetas. Nesses 6 anos e meio deixei de pu­blicar qualquer outra coisa. E usei os dois espaços que tenho no facebook para di­vulgar cada poeta incluída na série.

Posso garantir que não me arrependi. Garimpando em diversas regiões do Brasil encontrei muito ouro e muita pedra preciosa. Lamentavelmente, grande parte dessa riqueza estava escondida através do legado remanescente do machismo e da educação patriarcal. Mas é bom que se esclareça: em Portugal, França e Inglaterra ocor­reu o mesmo boicote com escritoras do século 19.

Hoje essas questões estão sendo revistas e resga­tadas. Algo que é bom para todos nós. E posso adiantar que a transforma­ção dessa série, que reúne mais de 400 poetas e mais de 1600 poemas, em livros digitais está concluída. São 3 volumes, todos já prontos e disponíveis gratuitamente aos interes­sados.O primeiro obteve a assinatura de Maria Vale­ria Rezende na apresenta­ção.O segundo de Wanda Monteiro e o terceiro de Mirian de Carvalho. Vencida essa primeira etapa, agora vou batalhar para que alguma editora transforme esse trabalho em livro impresso.Conto com a colaboração e ajuda de todos.

Volume 1: 

https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_a1

Nesse primeiro volume gratuito estão reunidas 144 poetas, desde Angela do Amaral Rangel (1725) até Jandira Zanchi(1953).A apresentação é da premiada escritora santista, Maria Valéria Rezende, que vive atualmente em João Pessoa.

Volume 2:

 https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_volume_2

No segundo livro gratuito estão reunidas 133 poetas, desde Maria Luiza Ribeiro (1954) até Claudia Schroeder(1973).A apresentação é da poeta e escritora amazonense, Wanda Monteiro, que nasceu às margens do rio Amazonas

Volume 3: 

https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_volume_3

No terceiro volume gratuito estão reunidas 124 poetas, desde Camila do Valle (1973) até Luiza Midlej(2000).A apresentação é da poeta carioca, filósofa e crítica Mirian de Carvalho.


Publicado por Rubens Jardim em 13/09/2018 às 02h31
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
04/09/2018 18h15
VILADORADA (A Vila Itambé da minha infância)

Vídeo-poema do diretor Cesar Carvalho sobre a obra do poeta Rubens Jardim. Uma reflexão poética sobre perda e reconhecimento. Segue o link 

https://www.youtube.com/watch?v=_4JOjmirHDs


Publicado por Rubens Jardim em 04/09/2018 às 18h15
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
18/08/2018 18h17
AGORA É BATALHAR POR ESSES LIVROS IMPRESSOS

Essas são as 3 capas dos três livrinhos digitais da série AS MULHERES POETAS...que vim pesquisando e divulgando desde meados de 2011 em meu blog, no feice e em espaços parceiros. Os dois primeiros estão acessíveis. Basta clicar nos links 
https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_a1 (primeiro livro) e https://issuu.com/rubensja…/…/livro_mulheres_poetas_volume_2 (segundo livro). O terceiro livro foi concluído recentemente e já foi encaminhado para um grande nome de nossas letras realizar o prefácio.

O primeiro volume da obra, com apresentação da festejada escritora Maria Valéria Resende, possui 157 páginas, reúne 144 poetas nascidas no período que vai do ano de 1725 ao ano 1953. Nesse volume, os primeiros textos poéticos catalogados são os da poeta Angela do Amaral Rangel. O segundo volume, com apresentação da poeta Wanda Monteiro, possui 148 páginas, reúne 132 poetas nascidas no período que vai do ano 1954 ao ano de1973. O terceiro volume, ainda aguardando o texto do prefácio, reúne poetas nascidas no período que vai do ano de 1973 ao ano 2000.

Iniciei esse trabalho com um tremendo desabafo e um protesto contra o boicote às mulheres escritoras, particulamente às mulheres poetas. Confesso jamais ter imaginado que ele ele teria tantos desdobramentos e tanta dedicação de minha parte. Sou muito de rompantes, delírios, descobertas e iluminações. Sou avesso ao planejamento e aos projetos literários. Nunca projetei nenhum livro de minha lavra.. Desta vez, esse trabalho aconteceu desse mesmo modo. Fui descobrindo vozes femininas, me encantando, colocando neste blog, no facebook e em espaços virtuais de amigos.

Só depois de muitos anos, quando a serie atingiu a 100ª postagem é que me veio à cabeça a ideia de transformar todo esse material em livros digitais.Achei que assim essa trabalheira toda de pesquisar, catalogar, prospectar registros e organizar poderia ser transformada em um importante projeto literário,  revelando grande parte da produção textual, em poesia e prosa poética, realizada por poetas brasileiras.  

Essa obra, fruto de uma pesquisa e catalogação apaixonada e encantatória de textos poéticos e dados biográficos, contempla 401 poetas brasileiras de variados estilos de escrita – fontes de preciosos imaginários poéticos, e oferece um mapeamento dessa poesia. Um grande painel de parte da poesia produzida por mulheres em várias regiões do Brasil é o que essa obra parece oferecer. A ótima notícia para leitores e estudantes e pesquisadores das áreas de letras é a de que os dois primeiros volumes já estão disponíveis para acesso e download na web. E o terceiro volume, em fase de conclusão, logo ficará disponível.

E aviso ao leitor que ainda sonho em publicar essa obra em livros impressos e espero propostas de publicação por parte de editoras que tenham como escopo a pesquisa e o registro da produção literária feita por mulheres.


Publicado por Rubens Jardim em 18/08/2018 às 18h17
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
16/08/2018 17h43
AS MULHERES POETAS EM PORTUGAL

Essas são as capas dos três livros digitais, versão da série AS MULHERES POETAS...que vim pesquisando e divulgando desde meados de 2011 em meu blog, no feice e em espaços parceiros. Os dois primeiros estão acessíveis. Basta clicar nos links 
https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_a1 (primeiro livro) e https://issuu.com/rubensja…/…/livro_mulheres_poetas_volume_2 (segundo livro). O terceiro livro foi concluído hoje e será encaminhado amanhã para um grande nome de nossas letras realizar a apresentação. 
Outra boa notícia: a poeta Wanda Monteiro, responsável pela magnífica apresentação do segundo livrinho digital, conquistou espaço na conceituada revista Incomunidade, de Portugal e levou para a boa terra AS MULHERES POETAS. Fez um belo artigo. Recomendo a leitura para todas as mulheres poetas. Mas não só pra elas, é claro. Aproveito a oportunidade pra agradecer a boa vontade e o empenho da Wanda, assim como o interesse e a generosidade do Jorge Vicente,diretor-adjunto. Eis o link da revista InComunidadehttp://www.incomunidade.com/v71/index.php?page=4


Publicado por Rubens Jardim em 16/08/2018 às 17h43
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
16/08/2018 17h35
NINGUÉM PODE NEGAR OS AVANÇOS CONQUISTADOS PELO BRASIL NA ÉPOCA DO LULA PRESIDENTE

Nem depois do golpe dado , do País com um número nunca visto de desempregados , a vida das pessoas em geral regredindo em todos os aspectos ... ainda tem gente que teima em não reconhecer que o golpe foi um erro grotesco que poderá desgraçar a própria vida e a dos descendentes por várias gerações . Tudo isso por orgulho ou burrice , pela incapacidade de admitir que um trabalhador humilde teve mais competência para administrar o País que essas raposas velhas , cheias de títulos e nomes "tradicionais " no cenário político que só fizeram dilapidar o patrimônio público , entregá-lo a interesses estrangeiros e extorquir a população com impostos . Se Lula é ladrão eu não sei , mas ainda que fosse , LULA FOI O ÚNICO QUE REALMENTE SE INTERESSOU EM MELHORAR O BRASIL , EM MELHORAR A VIDA DA POPULAÇÃO EM GERAL , NOMEADAMENTE A MAIS HUMILDE . Nos governos do PT TODOS lucraram , os empresários produziram mais , venderam mais , lucraram mais , o povo teve mais emprego , mais renda , mais acesso ao estudo , mais acesso aos bens de consumo ... cada um analise como era sua vida durante os governos do PT e como está agora , os que tiverem vergonha na cara façam o mea culpa porque os canalhas que estão destruindo o Brasil agora contaram com a sua ajuda amiguinho(a) 


Publicado por Rubens Jardim em 16/08/2018 às 17h35
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 1 de 74 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras