Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
29/04/2018 23h37
O SONHO NÃO ACABOU

Há uns 15 dias, li uma postagem mencionando o livro Anos 70, Enquanto Corria a Barca, da Lucy Dias.Como já havia lido e gostado muito de Outros 500: Uma Conversa Sobre a Alma Brasileira, livro escrito em parceria com o junguiano Roberto Gambini, corri atrás e não consigo largar do livro.O texto é ótimo, rico em detalhes, relatando a pulsação da contracultura,a vida dos hippies, as comunidades, o consumo de drogas,a resistência política, a guerrilha, o casamento aberto, o movimento feminista, os gays, enfim a missão de transformar a própria vida e a sociedade. Como vivi próximo de tudo isso, mas sem desbundar, sem pirar e sem pegar em metranca, estou me deliciando em refletir sobre todas essas questões, após tanto tempo. E continuo acreditando e lutando --como uma formiguinha, é claro--para transformar o mundo em um lugar mais habitável, mais fraterno, mais solidário.


Publicado por Rubens Jardim em 29/04/2018 às 23h37
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
23/04/2018 19h19
JORGE DE LIMA, O CASO MAIS APAIXONANTE DA POESIA BRASILEIRA -

Ele foi príncipe dos poetas alagoanos e plebeu do modernismo.Já glorioso no regionalismo, abandonou tudo, a princípio pela aventura supra-realista; em seguida, para ser neófito da poesia religiosa e, por fim, para cair de cabeça no caos. Sua obra é uma espécie de resumo de toda a história literária de seu tempo. Ou como acentuou Otto Maria Carpeaux "é Jorge de Lima o único poeta contemporâneo do Brasil cuja obra acompanha e evidencia todas as fases da evolução da poesia brasileira moderna." 
Tenho um e-book disponível para os interessados.Chama-se Jorge,80 Anos e o link está logo aí embaixo.É grátis.O original foi feito em mimeografo e foi o pontapé inicial do Ano Jorge de Lima,movimento que tive a honra de iniciar e produziu resultados que nem eu esperava. Um poeta relegado ao esquecimento voltou a ser publicado e em 1975 foi até samba-enredo da Mangueira. 
Por enquanto, leia este poema maravilhoso e antológico.

https://rl.art.br/arquivos/198687.pdf?1244516286

O NOME DA MUSA

Não te chamo Eva,
não te dou nenhum nome de mulher nascida,
nem de fada, nem de deusa, nem de musa, nem de sibila, nem de terras,
nem de astros, nem de flores.
Mas te chamo a que desceu do luar para causar as marés
e influir nas coisas oscilantes.
Quando vejo os enormes campos de verbena agitando as corolas,
sei que não é o vento que bole mas tu que passas com os cabelos soltos.
Amo contemplar-te nos cardumes das medusas que vão para os mares boreais,
ou no bando das gaivotas e dos pássaros dos pólos revoando sobre as terras geladas
Não te chamo Eva,
não te dou nenhum nome de mulher nascida.
O teu nome deve estar nos lábios dos meninos que nasceram mudos,
nos areais movediços e silenciosos que já foram o fundo do mar,
no ar lavado que sucede as grandes borrascas,
na palavra dos anacoretas que te viram sonhando
e morreram quando despertaram,
no traço que os raios descrevem e que ninguém jamais leu.
Em todos esses movimentos há apenas sílabas do teu nome secular
que coisas primitivas escutaram e não transmitiram às gerações .
Esperemos, amigo, que searas gratuitas nasçam de novo,
e os animais de criação se reconciliem sob o mesmo arco-íris
então ouvireis o nome da que não chamo Eva
nem lhe dou nenhum nome de mulher nascida.

( Jorge de Lima-23 de abril de1893/15 de novembro de 1953. Nas fotos: eu na casa onde Jorge viveu em Maceió; Carlos Méro, escritor e presidente da Academia Alagoana de Letras;a poeta Arriete Vuilela; e encontro com o poeta Adriano Nunes, em Maceió)


Publicado por Rubens Jardim em 23/04/2018 às 19h19
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
 
21/04/2018 19h55
SUBSCREVO NA ÍNTEGRA OBSERVAÇÃO DO PUBLICITÁRIO

"Quando falo de educação, não estou falando de educação só no sentido escolar, ou acadêmico, estou falando do sentido pleno. Por quê? Porque você está vendo um Brasil hoje onde tem muita falta de educação. Você tem políticos que demonstram falta de educação,candidatos, não candidatos,empresários que demonstram falta de educação.Tem torcedores de futebol, dirigentes de futebol,dirigentes de esportes olímpicos,de tudo com problemas de educação.É complicado".

 


Publicado por Rubens Jardim em 21/04/2018 às 19h55
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
 
19/04/2018 21h17
LEONARDO BOFF IMPEDIDO DE VISITAR LULA

IMAGEM COMOVENTE --Leonardo Boff, com 79 anos, teólogo, escritor e professor universitário brasileiro, expoente da Teologia da Libertação no Brasil e conhecido internacionalmente por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos, impedido de visitar Lula, afirmou que não sairia até conseguir ver seu amigo, em Curitiba, em 2018. Sempre senti uma enorme admiração por ele e por suas posições verdadeiramente cristãs. Li vários de seus livros.Assisti a várias entrevistas.E tive o privilégio de receber anos atrás, uma mensagem de e-mail dele: "Rubens, belíssimo seu poema sobre a mãe. Precisamos resgatar esta experiência originária que foi colocada sob cinzas pela cultura racionalista moderna que transforma tudo em mercadoria e não em metáfora do mistério. Meus parabéns. Vou guardá-la no conjunto de minhas coisas ligadas à Mãe Terra."


Publicado por Rubens Jardim em 19/04/2018 às 21h17
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
 
17/04/2018 14h57
O TRIPLEX QUE NÃO É DO LULA É ESTE MUQUIFO

Há milênios não vejo o Jornal Nacional. Vi a edição de hoje só pra constatar o que suspeitava: deram a notícia da ocupação do triplex ATRIBUÍDO (agora toda a mídia se refere a ele assim) ao ex-presidente Lula en passant e não mostraram as imagens do interior do apartamento - que circulou pelas redes sociais o dia inteiro.

Por que não mostraram? Porque seria a desmoralização total da própria Globo e a admissão da farsa que é a condenação de Lula. Além de não conseguir provar que a propriedade nem a posse do apartamento é do ex-presidente, o juiz Sergio Moro mandou prendê-lo por uma "mansão" daquelas?

E se o juiz conseguir vender aquele BNH triplo por R$ 2 milhões - preço que ele avaliou, fora a tal reforma de R$ 1,2 milhão - sugiro que deixe a carreira no judiciário e entre para o mercado imobiliário. Tenho certeza que faltam corretores tão cara-dura.

Sugiro também que a prefeitura do Guarujá interdite imediatamente o triplex e obrigue o proprietário a fazer uma faxina urgente. Aquela piscina regan na "cobertura" certamente é um criadouro do mosquito da dengue.

Se os ministros da Corte Suprema não querem envergonhar o Brasil ainda mais perante o mundo, precisam ordenar a liberdade de Lula ainda esta noite. (texto da postagem do poeta Ademir Assunção que subscrevo na íntegra.)

CLIQUE NO LINK PARA VER O TRIPLEX DE 150 M2 , 50 m2 por andar.

https://www.facebook.com/aquieesquerda/videos/590715461296556/?hc_ref=ARQaP7bne_evDHIyUhbWT5Hm99QLmUifxNs9tdV4-FuspY-fnIfFD7ky5LWVp8-JC1Q

 


Publicado por Rubens Jardim em 17/04/2018 às 14h57
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.



Página 8 de 69 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras