Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
25/06/2008 10h55
A HISTÓRIA RESUMIDA DA CATEQUESE POÉTICA

 

“O trabalho do poeta não poderá destinar-se somente a outros poetas. Abrir o jogo do poema, para abrir o consumidor do poema, para abrir o poeta, para abrir a realidade humana, esta é a tarefa.”
Quando isto foi escrito por Lindolf Bell em maio de 1969, na Universidade de Iowa (EUA), o movimento da Catequese Poética por ele iniciado em São Paulo, já completava cinco anos de atividades no sentido da divulgação de poemas e de poetas.
Tudo começou em maio de 1964 na extinta boate Ela, Cravo e Canela. Ali, Lindolf Bell dizia seus poemas auxiliado por Corina, enquanto Geralda dançava o primeiro poema da série Os Convites, numa coreografia de Marika Gidali
Novas experiências foram realizadas no Teatro Oficina, com poesia aliada à dança. Posteriormente, Pomona Sforza construía, em pano e metal, uma vestimenta dentro da qual se contorcia em cena. Outra apresentação de sucesso aconteceria no antigo Teatro de Arena.
Paralelamente, Lindolf Bell ia realizando uma série de conferências, recitais e debates em colégios e faculdades.
Em 1964, Álvaro Alves de Faria comunica seu interesse em realizar um recital na rua, para lançar também seu livro Sermão do Viaduto. Em 22 de abril de 1965, deu-se a primeira Catequese Poética Coletiva com a leitura de poemas na rua, que reuniu também outros poetas como Eduardo de Oliveira, Maria da Penha, Eunice Arruda, Carlos Soulié do Amaral, Flávio Marx, Clarice Jacy, Roberto Biccelli, Wanderley Diniz, L.C. Barreto e outros que aderiram à última hora. Posteriormente, outro recital foi realizado em praça pública - Comício Poético da Praça da Sé - que além destes poetas apresentou, também, Ronald Carvalho e Rubens Jardim.
Em 1965, com o apoio de Paulina Kaz foi realizada a primeira Catequese Poética no Rio de Janeiro. Ainda em 1965 foi realizado o primeiro recital em estádio de esportes no Brasil (PUCdo Rio).
A Catequese se organiza cada vez mais e seu trabalho é cada vez mais intenso. Aderem ao movimento Ronald Carvalho, Marli Medalha, Rubens Jardim, Iraci Gentile, Luiz Carlos Mattos, Nilza Rodrigues, Maria Márcia e Milton Eric Nepomuceno.
1966 é um ano de trabalho intenso. O grupo da Catequese faz diversas viagens: São José do Rio Preto, Santo André, Itápolis, Ibitinga, Guaxupé, São Caetano do Sul, Assis, Uberaba, Rio Claro, Lençóis Paulista, Florianópolis, Curitiba, Araraquara, Catanduva, Taubaté, Monte Aprazível, Vitória, Guarapari, Belo Horizonte (com apresentação no Teatro Marília, UFMG, boate Che Bastião, Cidade Universitária, PUC, TV Itacolomi, além de apresentações em livrarias),Ouro Preto ( apresentações no Teatro Municipal e boate Calabouço), Americana, Campinas, um grande número de apresentações em colégios e faculdades de São Paulo e outras cidades. Nesta época foi realizada também a I Feira de Poesia (Galeria Ouro Velho, Rua Augusta) que reuniu dezenas de poetas e atraiu um grande público. Em 1968, quando do lançamento da Catequese Poética Antologia o grupo estava assim constituído: Lindolf Bell, Rubens Jardim e Luiz Carlos Mattos (núcleo central); Iosito Aguiar, Edson Santana, Aghy Camargo e Germinal de Amor (núcleo de Vila Maria); Reni Cardoso (São José do Rio Preto), Érico Max Muller (Florianópolis), Érico Silveira (Niterói) e Jaa Torrano e Luiz Roberto Benatti (Catanduva). Participavam também o fotógrafo Aldo Simoncini, o compositor Naire, e o poeta Carlos Vogt .Calculava-se nesta época - 1968/1969 - que aproximadamente 100 mil pessoas já haviam assistido apresentações da Catequese em diversos locais.
Nos anos seguintes, mesmo de maneira diversificada, o trabalho teve continuidade. Apenas para exemplificar: Bell realizou uma série de experiências e trabalhos importantes nos Estados Unidos e posteriormente uma grande tarefa na divulgação de artistas do Sul do país, principalmente de Santa Catarina. Rubens Jardim organizou e lançou Jorge,80 Anos, livro que marcou os oitenta anos de nascimento do poeta Jorge de Lima. Luiz Carlos Mattos lançou Lapidário Geral e passou a ser o editor da série Cadernos de Poesia.
Em 1994, no dia 18 de maio (data da primeira apresentação de Bell na boate Ela, Cravo e Canela) a Catequese Poética completou 30 anos de atividades. Trinta anos divulgando poemas e poetas. “Um trabalho que é tão primário quanto eficiente” como definiu Rubens Jardim num artigo publicado em 1968. L.C. M.
Para quem quiser conhecer ou rever o Bell em leitura pública de poesia, coloco aqui alguns links: http://br.youtube.com/watch?v=C_RT6Ex1rZI
http://br.youtube.com/watch?v=mIrbP6HDWHg
http://br.youtube.com/watch?v=X8ViouBZwtk&feature=related


Publicado por Rubens Jardim em 25/06/2008 às 10h55

Site do Escritor criado por Recanto das Letras