Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
29/07/2009 18h35
POESIA GANHA DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DO LUGAR PANTEMPORÂNEO

Dando prosseguimento a uma série de ENCONTROS com destacadas personalidades da vida cultural brasileira, o Lugar Pantemporâneo (Avenida 9 de julho, 3.653 - Jardins - São Paulo - SP). realizará no próximo sábado, dia 1 de agosto de 2009, às 14h30, encontro com o poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro. O tema a ser abordado: Os Processos Atuais da Produção Poética.

Paes Loureiro é mestre em teoria literária e semiologia, pela PUC de Campinas e doutor em sociologia da cultura pela Sorbonne, Paris. A partir de 1983 exerceu as funções de Secretário Municipal de Educação e Cultura de Belém, Superintendente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretário de Cultura do Pará, Secretário de Educação do Pará e, atualmente, Presidente ( e criador ) do Instituto de Artes do Pará.

De 1964 até 1976, em decorrência de sua poesia, militância política e idéias democráticas, foi perseguido e várias vezes preso pela ditadura militar, sofrendo torturas, graves perseguições e privações de oportunidades profissionais.

A cada Encontro, um convidado homenageado discorrerá sobre assunto previamente anunciado e, na seqüência, será iniciada uma "conversa organizada", quando responderá a perguntas feitas pelos presentes, seja sobre o tema de abertura, seja sobre o conjunto de sua obra. Quando se tratar de um poeta ou escritor, serão lidos alguns de seus textos e, sempre que possível, serão dados depoimentos sobre a produção do convidado.

Os outros encontros marcados para o mês de agosto:

8 de agosto de 2009 - Rubens Jardim (poeta e jornalista) - Lembrança de Lindolf Bell - e Péricles Prade (poeta, contista e organizador do livro "Melhores Poemas de Lindolf Bell") - Um Depoimento sobre Lindolf Bell.
Na ocasião, diversos poetas lerão poemas de Lindolf Bell e acontecerá o lançamento do livro com seus Melhores Poemas, editado pela Global Editora;

15 de agosto de 2009 - Antonio Dias Neto (arquiteto e professor) - Arquitetura versus Espaços Expositivos;
22 de agosto de 2009 - Claudio Willer (poeta, ensaísta e tradutor) - Geração Beat e Mística da Transgressão;

29 de agosto de 2009 - Oscar D'Ambrosio (crítico de arte e de literatura) - Conexões Imagéticas Vocabulares (Inquietações Fundamentais na Arte de todas as Épocas, por meio da Pintura e da Narrativa, a partir de doze Quadros e de doze Aberturas de Romances livremente Entrelaçados);

12 de setembro de 2009 - Glauco Mattoso (poeta) - A Poesia como Sina.

Compareça, prestigie e ajude a divulgar.

A propósito, já está ativado o site do Lugar Pantemporâneo:
www.pantemporaneo.com.br

onde se encontram informações diversas, inclusive imagens das exposições atuais. Visite-o e, tendo sugestões ou reparos a fazer, colabore conosco, indicando-os.

O Lugar Pantemporâneo conta com estacionamento terceirizado, no subsolo (1ª hora - R$6,00; demais, por hora - R$ 1,00)

Publicado por Rubens Jardim em 29/07/2009 às 18h35
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras