Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
25/09/2009 23h23
LULA: O ANTIGO LÍDER SINDICAL QUE MUDOU A CARA DO BRASIL
 Essas imagens são emblemáticas e mostram a nova posição que o Brasil ocupa no cenário internacional. Segundo o jornalista Ricardo Kotscho, Lula não precisa ler os jornais brasileiros para saber o que pensam os homens que decidem os destinos da economia mundial. Fala diretamente com eles e por eles é ouvido como jamais aconteceu antes com qualquer outro presidente brasileiro.


Ao tornar pública a canção Brasil! Mostra a tua Cara  em 1988, o cantor e compositor Cazuza jamais poderia imaginar as mudanças que estariam prestes a acontecer no Brasil, através da histórica eleição de Lula, o operário metalúrgico que veio do Nordeste em pau de arara e se tornou presidente em 2002.
Graças a constante peregrinação por vários países do mundo, sempre com objetivos de atrair investimentos e negócios, Lula já mostrou a sua cara e a cara nova do Brasil em lugares inimagináveis aos presidentes anteriores. Só em 2005, ele visitou 25 países e viajou o equivalente a mais de cinco voltas ao redor da Terra.
Muitos ficaram inconformados com essas viagens presidenciais. Mas o fato concreto é que o Brasil precisava mesmo lutar para ter seu lugar ao sol no cenário internacional. E essas viagens de Lula, inclusive a parceiros não-tradicionais, gerou resultados na ampliação do comércio brasileiro com diversos países e na conseqüente diminuição da dependência dos EUA e da União Européia.
Um amigo que acabou de regressar da Europa me disse que o prestígio de Lula está nas alturas. Pelo menos é o que ele sentiu, até com uma ponta de orgulho, ao constatar que poucos líderes mundiais mantém uma presença tão expressiva na mídia. Parece que também para a velha Europa, cansada das antigas lideranças, Lula é o cara.
 Mas vamos aos fatos--ou melhor dizendo, à interpretação dos fatos. Antes do advento da era Lula, todos os nossos presidentes – chamem-se eles FHC ou Garrastazu Médici, Sarney ou Collor – jamais tiveram a cara do Brasil. No layout, na aparência e no comportamento, qualquer um deles poderia presidir o México, o Canadá ou a Espanha. Eram tão comedidos, semelhantes e protocolares como essas redes de hotéis que são absolutamente iguais no mundo inteiro.
Com o surgimento de Lula, tudo isso acabou. Possuidor de uma espontaneidade fora do comum e de uma simpatia irradiante, --traços tão característicos do nosso povo --Lula foi mostrando a nova cara do Brasil – aquela que envergonhava a todos – e, num passe de mágica, essa cara foi sendo conhecida, aceita, admirada, aplaudida. Essa nova cara do Brasil conquistou tanto espaço, e se impôs ao mundo de tal forma, que até o presidente Obama disse, brincando: “Esse é o cara."
E é mesmo. Nunca nenhum presidente teve tanta aprovação do povo brasileiro e tanto destaque nas reuniões mais importantes dos dirigentes mundiais. Mesmo Getúlio Vargas, “o pai dos pobres”, considerado hoje um dos mais importantes dirigentes que o nosso país já teve, conseguiu tamanha aprovação popular. Tenho a impressão de que Lula reúne atributos e competências raras de se encontrar em qualquer líder político. E suspeito que essas características estavam entranhadas em sua personalidade forjada no enfrentamento das dificuldades mais absurdas que cercam a vida das camadas mais pobres da nossa população.
E todos nós sabemos que, se as nossas elites são conservadoras, arrogantes, irresponsáveis e só enxergam o próprio umbigo, a maior parte do nosso povo é o contrário disso. O nosso povo é responsável, criativo, trabalhador, generoso e solidário.
E confirmando de algum modo o que está dito aqui, a revista Newsweek fala hoje, que Lula é o político mais popular da Terra. A revista afirma, ainda, que Lula fez um trabalho espetacular em seus sete anos de governo. E descreve sua história, da infância à presidência, passando por suas atividades como líder sindical.
E é bom lembrar : só neste ano a Newsweek dedicou duas capas ao Brasil e ao seu governo.
 

Publicado por Rubens Jardim em 25/09/2009 às 23h23
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras