Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
25/09/2009 23h23
LULA: O ANTIGO LÍDER SINDICAL QUE MUDOU A CARA DO BRASIL
 Essas imagens são emblemáticas e mostram a nova posição que o Brasil ocupa no cenário internacional. Segundo o jornalista Ricardo Kotscho, Lula não precisa ler os jornais brasileiros para saber o que pensam os homens que decidem os destinos da economia mundial. Fala diretamente com eles e por eles é ouvido como jamais aconteceu antes com qualquer outro presidente brasileiro.


Ao tornar pública a canção Brasil! Mostra a tua Cara  em 1988, o cantor e compositor Cazuza jamais poderia imaginar as mudanças que estariam prestes a acontecer no Brasil, através da histórica eleição de Lula, o operário metalúrgico que veio do Nordeste em pau de arara e se tornou presidente em 2002.
Graças a constante peregrinação por vários países do mundo, sempre com objetivos de atrair investimentos e negócios, Lula já mostrou a sua cara e a cara nova do Brasil em lugares inimagináveis aos presidentes anteriores. Só em 2005, ele visitou 25 países e viajou o equivalente a mais de cinco voltas ao redor da Terra.
Muitos ficaram inconformados com essas viagens presidenciais. Mas o fato concreto é que o Brasil precisava mesmo lutar para ter seu lugar ao sol no cenário internacional. E essas viagens de Lula, inclusive a parceiros não-tradicionais, gerou resultados na ampliação do comércio brasileiro com diversos países e na conseqüente diminuição da dependência dos EUA e da União Européia.
Um amigo que acabou de regressar da Europa me disse que o prestígio de Lula está nas alturas. Pelo menos é o que ele sentiu, até com uma ponta de orgulho, ao constatar que poucos líderes mundiais mantém uma presença tão expressiva na mídia. Parece que também para a velha Europa, cansada das antigas lideranças, Lula é o cara.
 Mas vamos aos fatos--ou melhor dizendo, à interpretação dos fatos. Antes do advento da era Lula, todos os nossos presidentes – chamem-se eles FHC ou Garrastazu Médici, Sarney ou Collor – jamais tiveram a cara do Brasil. No layout, na aparência e no comportamento, qualquer um deles poderia presidir o México, o Canadá ou a Espanha. Eram tão comedidos, semelhantes e protocolares como essas redes de hotéis que são absolutamente iguais no mundo inteiro.
Com o surgimento de Lula, tudo isso acabou. Possuidor de uma espontaneidade fora do comum e de uma simpatia irradiante, --traços tão característicos do nosso povo --Lula foi mostrando a nova cara do Brasil – aquela que envergonhava a todos – e, num passe de mágica, essa cara foi sendo conhecida, aceita, admirada, aplaudida. Essa nova cara do Brasil conquistou tanto espaço, e se impôs ao mundo de tal forma, que até o presidente Obama disse, brincando: “Esse é o cara."
E é mesmo. Nunca nenhum presidente teve tanta aprovação do povo brasileiro e tanto destaque nas reuniões mais importantes dos dirigentes mundiais. Mesmo Getúlio Vargas, “o pai dos pobres”, considerado hoje um dos mais importantes dirigentes que o nosso país já teve, conseguiu tamanha aprovação popular. Tenho a impressão de que Lula reúne atributos e competências raras de se encontrar em qualquer líder político. E suspeito que essas características estavam entranhadas em sua personalidade forjada no enfrentamento das dificuldades mais absurdas que cercam a vida das camadas mais pobres da nossa população.
E todos nós sabemos que, se as nossas elites são conservadoras, arrogantes, irresponsáveis e só enxergam o próprio umbigo, a maior parte do nosso povo é o contrário disso. O nosso povo é responsável, criativo, trabalhador, generoso e solidário.
E confirmando de algum modo o que está dito aqui, a revista Newsweek fala hoje, que Lula é o político mais popular da Terra. A revista afirma, ainda, que Lula fez um trabalho espetacular em seus sete anos de governo. E descreve sua história, da infância à presidência, passando por suas atividades como líder sindical.
E é bom lembrar : só neste ano a Newsweek dedicou duas capas ao Brasil e ao seu governo.
 

Publicado por Rubens Jardim em 25/09/2009 às 23h23

Site do Escritor criado por Recanto das Letras