Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
27/10/2009 12h06
POESIA VISUAL NO PARQUE LAGE DO RIO DE JANEIRO
A exposição OBRANOME II, dedicada ao poeta e artista gráfico Wlademir Dias-Pino, aconteceu durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, nos magníficos espaços do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Uma nova versão da mostra, com a curadoria de Wagner Barja, esteve aberta ao público -- de  25 de setembro até 25 de outubro -- nos salões do centro cultural do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, no Rio. Obras 51 artistas com trabalhos que apontam diferentes linguagens e caminhos no processo de criação da obra de arte foram expostas. E já se sabe que, no ano que vem, a cidade de Goiânia vai receber a mesma exposição. Os preparativos estão em andamento. Mais ainda: sabe-se que o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, deve receber a mesma mostra também no próximo ano. Outras cidades do Brasil estão na agenda de programação das exibições de OBRANOME II.
A importância de OBRANOME II está no fato de que ela apresenta uma pitada de historicidade e uma explosão de atualidade no contexto da poesia visual contemporânea. Da caneta e papel à inclusão das novas tecnologias, a palavra escrita integra a essência criativa de todos os trabalhos. Imersas em outras linguagens ou transmutadas em estilhaços de linguagem, elas, as palavras, deixam resquícios e marcas de sua existência. OBRANOME II  resgata a idéia do poema-objeto e instiga várias possibilidades de comunicação entre a obra e o público. São artistas que apostaram em outros significados para utilização das palavras, abandonando a sintaxe convencional.
Participam da mostra Alexandre Vogler; Adolfo Montejo; Alberto Saraiva; AL-Chaer; Alex Hamburger; Alexandre Rangel; Alvaro de Sá; Anna Braga; André Santangelo; André Ventorim; André Valias; Anna Bella Geiger; Antonio Miranda; Armando Queiroz; Arnaldo Antunes; Augusto de Campos, Bene Fonteles; Cesar Oiticica Filho; Cirilo Quartim; Domingos Guimaraens; Elyeser Szturm; Evandro Salles; Felipe Barbosa; Fernando Madeira; Gentileza Gê Orthof; Grupo Entreaberto ;  Guga Ferraz; Helio Oiticica; Juan Alcón; Julio Plaza; Kenny Neoob; Luis Alphonsus; Luis Andrade; Luiz Ernesto; Marcelo Sahea; Marcia X; Marcos Chaves; Miguel Ferreira; Milton Marques; Nadam Guerra; Nanche Las-Casas; Neide Sá; Neuton Chagas; Omar Salomão; Paulo Bruscky; Resa; Ricardo Basbaum; Ricardo Ventura; Roberta Imbiriba; Robson Corrêa de Araújo; Rodrigo Paglieri; Roland de Campos; Ronald Duarte; Rosana Ricalde; Rubens Jardim; Samaral; Silvio Zamboni; Suely Farhi; Tina Velho; Waltercio Caldas; Waly Salomão e Xico Chaves  
  

Veja o documentário audiovisual sobre o evento.
http://www.youtube.com/watch?v=fRxQE5jDQvc

E no link abaixo, a vídeo instalação de Luiz Oliviéri e Adriana Cascaes e o mural de Rubens Jardim (Herrar é Umano) em homenagem ao poeta Paulo Leminski.

http://www.youtube.com/watch?v=f_YGPucDpGU


Publicado por Rubens Jardim em 27/10/2009 às 12h06

Site do Escritor criado por Recanto das Letras