Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
21/10/2018 01h42
DESABAFO DE UM POETA PREOCUPADO

COM A LICENÇA DE MEUS AMIGOS--Quero dizer a cada um de vocês, a partir dos meus 72 anos,que muitos podem estar equivocados na escolha do candidato presidenciável. Me espanta o fato de Bolsonaro estar no segundo turno. Me espanta mais saber que, nas intenções de voto,ele é o preferido por brancos, os mais escolarizados e os que possuem maior renda.Faço parte desse contingente de privilegiados, mas nunca me senti bem com esse troço.Sinto, de verdade, que não tenho e nunca tive mais mérito do que ninguém. Trabalhei mais de 30 anos como jornalista e já assisti espetáculos muito tristes e difíceis. Apesar disso, busco ser lúcido e civilizado. Jamais desrespeitei pessoas que vieram me agredir por minhas opções políticas. e espero manter isso até o final da minha vida. E, por certo, ela não está longe. Portanto, essa longa postagem tem destino certo: os jovens e as pessoas mais velhas que não conheceram direito a ditadura militar de 64. Ela matou e torturou muita gente.Não vou enumerar aqui seus feitos trágicos. Mas posso garantir, pois vivi esse período -e como jornalista --que muitas pessoas de bem nem sabiam o que estava acontecendo. Havia censura prévia e até um jornalão paulista passou a publicar receitas e poemas. Era uma forma de protesto da família Mesquita, do Estadão, que jamais foi associada ao comunismo e as esquerdas. Hoje, lamentavelmente, por inverdades despejadas no whatsapp, você pode estar achando o Haddad uma merda e o Bolsonaro, o salvador da pátria. Posso assegurar que ele é o candidato destruidor da pátria, destruidor da nosssa característica cultural mais importante e significativa que é o acolhimento. A abertura ao outro. A solidariedade. Peço, solicito e imploro:pense 2 vezes antes de chancelar uma pessoa que já mostrou seu temperamento, seu autoritarismo, seu desejo de aniquilar todos que não se submetem ao seu pensamento. Sou poeta desde sempre e quero, pra meus filhos e netos, uma sociedade decente, plural, onde as liberdades sejam preservadas--e respeitadas.


Publicado por Rubens Jardim em 21/10/2018 às 01h42
 
26/09/2018 22h42
SARAU GENTE DE PALAVRA HOMENAGEOU FREDERICO BARBOSA

Foi linda a festa poética em homenagem ao Frederico Barbosa. Agradeço a todos que compareceram e fizeram circular as palavras sempre reveladoras da poesia. E ao meu novo parceiro, Cesar Augusto de Carvalho que ocupou, com galhardia, o lugar de apresentador substituindo o também queridíssimo Davi Kinski.


Publicado por Rubens Jardim em 26/09/2018 às 22h42
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
13/09/2018 02h31
OS 3 LIVROS DAS MULHERES POETAS ESTÃO DISPONÍVEIS

Espero que o ótimo trabalho que as mulheres poetas estão re­alizando mereça a atenção e o interesse de leitores e críticos.

Foi por essa razão que iniciei esse trabalho de pesquisa em meados de 2011. Após um tremendo desabafo em meu site, criticando esse boicote, re­solvi correr atrás das vozes poéticas das mulheres. E para que isso não ficasse circunscrito a mim mesmo, meu site virou o site das mulheres poetas. Nesses 6 anos e meio deixei de pu­blicar qualquer outra coisa. E usei os dois espaços que tenho no facebook para di­vulgar cada poeta incluída na série.

Posso garantir que não me arrependi. Garimpando em diversas regiões do Brasil encontrei muito ouro e muita pedra preciosa. Lamentavelmente, grande parte dessa riqueza estava escondida através do legado remanescente do machismo e da educação patriarcal. Mas é bom que se esclareça: em Portugal, França e Inglaterra ocor­reu o mesmo boicote com escritoras do século 19.

Hoje essas questões estão sendo revistas e resga­tadas. Algo que é bom para todos nós. E posso adiantar que a transforma­ção dessa série, que reúne mais de 400 poetas e mais de 1600 poemas, em livros digitais está concluída. São 3 volumes, todos já prontos e disponíveis gratuitamente aos interes­sados.O primeiro obteve a assinatura de Maria Vale­ria Rezende na apresenta­ção.O segundo de Wanda Monteiro e o terceiro de Mirian de Carvalho. Vencida essa primeira etapa, agora vou batalhar para que alguma editora transforme esse trabalho em livro impresso.Conto com a colaboração e ajuda de todos.

Volume 1: 

https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_a1

Nesse primeiro volume gratuito estão reunidas 144 poetas, desde Angela do Amaral Rangel (1725) até Jandira Zanchi(1953).A apresentação é da premiada escritora santista, Maria Valéria Rezende, que vive atualmente em João Pessoa.

Volume 2:

 https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_volume_2

No segundo livro gratuito estão reunidas 133 poetas, desde Maria Luiza Ribeiro (1954) até Claudia Schroeder(1973).A apresentação é da poeta e escritora amazonense, Wanda Monteiro, que nasceu às margens do rio Amazonas

Volume 3: 

https://issuu.com/rubensjardim/docs/livro_mulheres_poetas_volume_3

No terceiro volume gratuito estão reunidas 124 poetas, desde Camila do Valle (1973) até Luiza Midlej(2000).A apresentação é da poeta carioca, filósofa e crítica Mirian de Carvalho.


Publicado por Rubens Jardim em 13/09/2018 às 02h31
 
04/09/2018 18h15
VILADORADA (A Vila Itambé da minha infância)

Vídeo-poema do diretor Cesar Carvalho sobre a obra do poeta Rubens Jardim. Uma reflexão poética sobre perda e reconhecimento. Segue o link 

https://www.youtube.com/watch?v=_4JOjmirHDs


Publicado por Rubens Jardim em 04/09/2018 às 18h15



Página 28 de 101 « 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras