Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
31/05/2019 16h44
EM SALAMANCA, ESSA LUCIÉRNAGA DE PIEDRA

ENCONTRO POÉTICO VIROU NOTÍCIA NO JORNAL MAIS ANTIGO DA ESPANHA

Como já registrou uma jovem poeta amiga, amar é sempre um tiro no escuro. Ou como asseverou Guimarães Rosa: o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa. Essas imagens me vieram à cabeça logo após ter recebido um e-mail do poeta Alfredo Pérez Alencart, com quem tive um encontro --ou reencontro--na maravilhosa e inesquecível Salamanca. Nesses tempos duros e difíceis que estamos vivendo no Brasil, a mensagem afetuosa desse grande poeta, peruano-espanhol, encheu meu coração de júbilo e gratidão.Ele escreveu sobre esse nosso encontro no jornal El Norte de Castilla, es el más antiguo de España, con 170 años de funcionamiento. E ainda publicou as fotos que a querida Jacqueline Alencar, também escritora e tradutora, fez desses nossos momentos. Coloco o link para os amigos que estiverem interessados. https://salamancartvaldia.es/…/cita-bardo-con-rubens-jardim/


Publicado por Rubens Jardim em 31/05/2019 às 16h44
 
03/05/2019 11h51
NA PRAÇA MAYOR DE MADRI: LULALIVRE


Sempre indignados com a prisão política do presidente Lula, um golpe jurídico para deixá-lo de fora das eleições, levamos essa bela camiseta e fizemos algumas intervenções nessa viagem para Espanha. Nessas fotos a Ana está na Praça Mayor. Constatamos que Lula ainda desperta apoio e interesse dos espanhóis. E não só deles.Tivemos contatos com turistas de outros países e a reação era unânime: todos admiram e respeitam o presidente que acabou com a fome no Brasil e criou uma política externa independente.


Publicado por Rubens Jardim em 03/05/2019 às 11h51
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
02/05/2019 20h09
SOBRE A POLARIZAÇÃO E A ANTIPOLÍTICA

Não há politica sem conflito. Mas hoje não é a busca de entendimento que está na pauta e sim a lógica do muro: a construção de trincheiras regidas pela dialética amigo-inimigo.

Lendo El País de domingo, aquele que deu capa e pags 2 e 3 para a entrevista do Lula, me deparo com um artigo que aborda a questão da polarização e da antipolítica tão presente na vida das sociedades atuais. Esse artigo, assinado por Moisés Naím, dá destaque ao papel desempenhado pelas redes sociais como arma poderosa para encurralar suas presas. E fala das "feras comepolíticos" que conseguiram , no Brasil, derrubar a presidente Dilma Roussef,prender o presidente Lula e outros politicos, bem como empresários de grande destaque. E menciona Bolsonaro como um caso à parte, pois ele se beneficiou das redes sociais, embora pudesse ser uma espécie de próxima vítima. O autor destaca, também, o fato de na América Central em cada dois ex-presidentes, um está na cadeia. E agrega, para concluir: "segundo o diário mexicano El Universal, dos 42 presidentes que entre 1990 e 2018 governaram Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, dezenove estiveram presos.Alguns ainda estão."


Publicado por Rubens Jardim em 02/05/2019 às 20h09
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
02/05/2019 11h37
VIAJANDO, DE NOVO, PARA A ESPANHA

"Vim buscar em Madrid as lembranças mais originais de minhas viagens internacionais. Nesta Plaza Mayor está toda a festa de inocência dos viajantes primitivos. Chamavamos essas três figuras de Santíssima Trindade: Rubens Chris e eu. Três crianças rindo de tudo na melhor das brincadeiras. Madrid nunca foi tão prazerosa e tão linda." Com esse comentário da Ana, minha mulher , publicado recentemente no facebook, dou o pontapé inicial dessa nossa viagem de volta à Espanha. Sem deixar de acrescentar esta observação feita por mim e também publicada no face: "Foi em dezembro e foi a nossa primeira viagem pra Europa. Lembrando que dezembro foi sempre uma marco na minha meninice. Gostava daquelas árvores iluminadas, das pessoas da familia se reunindo,da presença de amigos. Renovamos e ampliamos isso nessa viagem: viramos tres crianças encantadas. Algo absolutamente inesquecivel. E devemos tudo isso ao filhote que tinha 5 anos e sempre foi um companheiro inseparável, feliz, intuitivo. Enfim, um pequeno deus. Ou um anjo gigantesco. Dou vivas a voce Christiano."


Publicado por Rubens Jardim em 02/05/2019 às 11h37
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
01/05/2019 10h55
FIQUEI UM MÊS FORA DO AR.MAS ESTOU VOLTANDO

E acho que trago coisas interessantes, principalmente para aqueles que curtem viajar pelas terras desse planeta. Ou pelos ares. Ou mares. Ou pelos livros e pelos poemas. Aliás, foi o poeta russo Maiacovski (aquele que se matou em 14 de abril de 1930 e era considerado "o poeta da Revolução") que cravoiu este verso que nunca saiu da minha cabeça: "toda poesia é uma viagem ao desconhecido".

Pois bem: a partir de hoje vou recapitular minha viagem de 30 dias pela Espanha.Quem quiser pode me acompanhar nessas descobertas. Sinta-se convidado.Ou até mesmo convocado. Acho que valerá a pena. Por enquanto, um aperitivo com algumas imagens de belas cidadelas medievais e alguns pueblos blancos. Amanhã chegaremos em Madri. Até lá.abraços.


Publicado por Rubens Jardim em 01/05/2019 às 10h55
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 11 de 101 « 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras