Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
19/03/2020 09h26
O DEUS ÚNICO DE HOJE É O DINHEIRO !!!

OS EFEITOS COLATERAIS DO TAL CAPETALISMO -- Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias e os contatos cada vez mais intermediados pelos meios de comunicação, as dificuldades e os conflitos que a realidade apresenta tornam-se, progressivamente, mais e mais banalizados e simplificados. E mais e mais "terceirizados" também. É como se emprestássemos nossos desejos, sonhos, sofrimentos e decisões a um "outro" invisível. Ou visível. Escrevi essas besteiras, acima, para introduzir um fato da minha experiência privada de adolescente. Por diversas razões que dispenso mencionar aqui, convivi na intimidade com alguns dirigentes comunistas do partidão. Lembro-me (e como poderia me esquecer?) do dr. Fued Saad e do Marighella,l dois dirigentes do Partido Comunista brasileiro. Antes do golpe militar de 64 e após. E eles sempre sem direito à vida familiar, sempre escondidos, sempre em dedicação integral ao sonho de transformar a sociedade. Todos os valores, mesquinhos e menores, da pequena burguesia, inexistiam para eles. Era uma postura de missionário que norteava o comportamento desses caras. Lembro de alguns comentários, cheios de admiração,da família. O dr. Fued Saad, por exemplo, era médico formado em Paris. "Poderia desenvolver uma bela carreira, longe dessas ameaças constantes, ganhar dinheiro e não sacrificar a si mesmo e à família. E no entanto, leva esse tipo de vida". Fiz esta confissão, com o intuito único e exclusivo, de minimizar essa avalanche de julgamentos e criminalizações orquestradas pelos interesses, também mesquinhos e mentirosos, da maior parte dos nossos meios de comunicação. Fico profundamente entristecido e consternado com essa "malhação de Judas" que está vitimando pessoas como Zé Dirceu , Genoíno e muitos outros. Pela trajetória, pela dignidade, pelos sacrifícios e pela luta incessante em favor da democracia ELES NÃO MERECEM ESSE TRATAMENTO (post publicado em novembro de 2012)


Publicado por Rubens Jardim em 19/03/2020 às 09h26
 
14/08/2019 15h15
EM VISITA SOLIDÁRIA A VIGÍLIA LULA LIVRE

Quinta-feira resolvemos visitar a vigília LulaLivre, em Curitiba.Deixei lá 2 exemplares do livro Lindolf Bell-50 Anos de Catequese Poética: um ficará na biblioteca e o outro pra companheira que gosta de poesia e contribui organizando diversas atividades naquele espaço de resistência. VIVA A POESIA! #LULALIVRE


Publicado por Rubens Jardim em 14/08/2019 às 15h15
 
14/08/2019 14h48
A CATEQUESE POÉTICA MOSTRA SUA FORÇA EM TIMBÓ, STA CATARINA.

Desde a época do auge da Catequese Poética-- acho que em 1966 e 1967 -- que não vejo tanta gente jovem interessada em poesia. Foi muito emocionante dividir com essa moçada aspectos fundamentais do trabalho do poeta Lindolf Bell,--esse jovem poeta catarinense que resolveu criar esse movimento que reconduziu o poema aos limites amplos da praça, da rua, da comunidade. E isso aconteceu logo após o golpe militar de 1964. Graças ao seu esforço missionário, a Catequese Poética que ele iniciou sozinho foi recebendo adesões e incorporando outros poetas, criando nucleos em bairros de São Paulo--e até em outros Estados. Lembro da minha sensação ao participar de uma apresentação da Catequese Poética no Teatro Marília, completamente lotado, em Belo Horizonte. Eu me sentia um astro do rock --e era apenas um poeta!


Publicado por Rubens Jardim em 14/08/2019 às 14h48
 
14/08/2019 14h40
CATEQUESE POÉTICA PRESENTE NA FEIRA DO LIVRO DE TIMBÓ

Na exposição iconográfica sobre Lindolf Bell e a Catequese Poética, montada no pavilhão do Parque Henry Paul, local onde foi realizada a Feira do Livro de Timbó, reencontrei comigo mesmo --mas bem jovem...Também estavam lá os jovens poetas Otoniel dos Santos Pereira, Eduardo Alves da Costa, Alvaro Alves de Faria...e o Bell, é claro.


Publicado por Rubens Jardim em 14/08/2019 às 14h40



Página 4 de 99 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras