![]()
O jornalista e poeta Nei Duclós destaca, nesse artigo, esses quatro poetas --Paulo Henriques Britto, Rubens Rodrigues Torres Filho, Rubens Jardim e Marcus Accioly --que assumem uma arte que procura romper o confinamento decretado pelos vários discursos da sociedade do espetáculo.
A palavra revolucionária de Rubens Jardim, o poeta que faz da palavra uma ferramenta não só para os amantes da boa leitura apreciarem a poesia, mas também para homenagear a luta revolucionária dos povos.
Aconteceu em 2011, no programa PROVOCAÇÕES, TV Cutura de São Paulo.
A poesia visual de Rubens Jardim ganha destaque em um dos portais mais importantes e abrangentes sites da poesia: o do poeta e crítico Antonio Miranda.
4ª postagem dessa série que começou em meados de 2011 e prossegue até hoje, 2017. Já foram divulgadas 375 poetas e mais de 1500 poemas.
O poeta, cantor e compositor Arnaldo Afonso abre espaço para 3 poetas em seu blog, no estadão.
A Elfi Kurten Fenske realiza um trabalho magnífico nesse espaço.Reúne desde um elenco de autores consagrados até escritores não tão conhecidsos e divulgados. Mas todos são tratados com rigor e seriedade.Um privilégio estar aí.
Uma pequena resenha feita por Lecy Pereira Souza sobre o livro publicado em 2008, após uma ausência de 30 anos.
O Instituto Cervantes de São Paulo, realizou em abril de 2010, uma série de eventos em comemoração aos 70 Anos da Guerra Civil Espanhola.Na ocasião li esta carta-poema reproduzida pela União Hispanomundial de escritores (UHE).
Relato do poeta César Augusto de Carvalho sobre a reunião ocorrida na livraria Alpharrabio, em Santo André, sobre a Catequese Poética e Lindolf Bell.
O poeta Rubens Jardim foi entrevistado por Alexandre Machado, no programa De Volta pra Casa, Cultura FM.E falou de “Lindolf Bell - 50 Anos de Catequese Poética”, livro que reúne poesias de diversos autores.
Nessa revista digital de grande sucesso, Rubens Jardim publicou poemas e apresentou inéditos de Paulo Marcos Del Greco, autor de um dos melhores livros da geração 60: Lamentações de Fevereiro.
Atividade realizada no Teatro estúdio Heleny Guariba, em 17 de Outubro de 2016.
A poeta, editora e ativista cultural Carmen Silvia Presoto destacou, no blog Vidráguas, texto escrito na juventude por Rubens Jardim, inspirado na repercussão do trabalho de Millor Fernandes, Liberdade, Liberdade.
Nela o poeta Rubens Jardim fala de seu mais recente trabalho:AS MULHERES POETAS...
Janaína Amado reproduz, no blog de Janaína Passos, o que escrevi sobre essas duas poetas inspiradas, libertárias e corajosas.Pela primeira vez, a série AS MULHERES POETAS...só focaliza duas poetas..
A matéria mostra a maratona de lançamentos em Santa Catarina,terra natal do poeta Lindolf Bell, criador da movimento Catequese Poética que reaproximou o poeta do povo.
Artigo da jornalista Inês Castilho sobre as transformações e os entraves que ainda prejudicam a visibilidade do trabalho das escritoras mulheres.
A revista Escrita, editada pelo escritor e jornalista Wladyr Nader, foi um dos veículos fundamentais para o chamado boom da literatura brasileira na década de 1970.Alguns autores que desfilaram por ela:Marcos Rey, Caio Fernando Abreu, Márcia Denser, Maria Amélia Mello e Deonísio da Silva, entre vários outros colaboradores assíduos.Virou blog em 2010.
Atendendo convite da poeta Dalila Teles Veras, o poeta Rubens Jardim foi até Santo André pra conversar sobre a Catequese Poética, movimento que surgiu em 1964, logo após o golpe militar, com Lindolf Bell.
O poeta, jornalista e escritor Alvaro Alves de Faria comenta a plaquete FORA DA ESTANTE, publicada pelo Centro Cultural São Paulo, sob a batuta do poeta e crítico Claudio Daniel.Mil exemplares com distribuição gratuita esgotaram em menos de um mês.
66 artistas brasileiros,entre poetas, artistas plásticos, designers e acadêmicos participaram da exposição de poesia visual OBRANOME III, que ocupou o Mosteiro de Alcobaça, a 90 quilômetros de Lisboa.Rubens Jardim estava lá.
Nesse programa feito em parceria entre a TV Assembleia e a Casa das Rosas,Rubens Jardim éentrevistado pelo poeta Frederico Barbosa.
A revista ALAGUNAS é muito bem editada e muito bem layoutada. Já existe há 3 anos e é aberta a colaboradores.Fui convidado a participar e estou nessa edição: a de número 9, de janeiro de 2017.
No ar desde 2003, Germina reúne uma equipe de colaboradores fixos e publica poemas,contos, ensaios, resenhas, entrevistas e e-books. É uma bela revista que já reúne mais de 800 autores brasileiros. Tudo sob a batuta de Silvana Guimarães, Mariza Lourenço e Priscila Merizzio.
Fui convidado pelo poeta portugues Jorge Vicente a participar dessa edição da revista InComunidade. Só posso agradecer por essa oportunidade de mostrar meu trabalho também aos portugueses.Emplaquei treze poemas com temática variada
A revista Mallarmargens, fundada em 2012, é considerada um dos melhores veículos de divulgação da boa literatura.E focaliza a diversidade da poesia contemporânea nacional e internacional.
Fundada pelos poetas Claudio Daniel e Rodrigo de Souza Leão, em 2003, a trajetória de Zunái consolidou-se como um espaço em defesa intransigente da pesquisa estética, do experimentalismo e da inovação.
Autores que viveram entre os anos de 1960 e 1980 apresentam criações feitas durante o período mais sombrio da história do Brasil no século XX.
A Escrituras Editora promove há muitos anos a Quinta-Poética, na Casa das Rosas. Desta vez, convidaram-me para fazer a curadoria e eu levei 4 poetas mulheres e uma dançarina.
A poeta capixaba, Renata Bonfim, dá destaque a 32ª postagem de AS MULHERES POETAS...
Vídeo-poema do diretor Cesar Carvalho sobre a obra do poeta Rubens Jardim. Uma reflexão poética sobre perda e reconhecimento.
|