Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
08/03/2019 14h05
POEMA DESENTRANHADO DE UM TEXTO DE MARILENA CHAUI

A hora da poesia master do mestre das poesias. Que se constitua num mote para que nos unamos contra essa vergonha a que assistimos. Saiamos das trevas desse pior medo e avancemos contra esse ultraje (est)ético que nos assola. Parabéns, Rubens Jardim!!!

Complemeno com H. Faria: “Ideia feliz, o poeta inaugura o não dito e reconstrói o já dito. Conseguiu uma façanha: transformar a brilhante e pétrea lógica de Marilena em um belo poema. Estamos aí para encantar o , voar sem sair do lugar, ttransmutar o improvável, a dureza das feições e fazer a pedra romper para restaurar o seu coração de água. Ajayu!” (POSTADO NO FACEBOOK PELO AMIGO GILBERTO ALMANSUR)

POEMA DESENTRANHADO DE UM TEXTO DE MARILENA CHAUI*
De que se tem medo?
Da morte, da cólera de Deus,
da manha do Diabo,
da crueldade do tirano
da multidão enfurecida.
Temos medo dos cataclismos, 
da peste, da fome 
e do fim do mundo.
Temos medo do grito
e do silêncio
do vazio e do infinito
Da adversidade e da repressão.
Temos medo do efêmero 
e do definitivo.
Do para sempre
e do nunca mais.
Temos medo da culpa
e do castigo.Do perigo
e da covardia.
Temos medo do esquecimento
E de jamais poder deslembrar
Temos medo da insônia 
e de não mais despertar.
Temos medo do ódio
da cólera e também
da resignação sem
esperança.
Temos medo da dor
sem fim.Da desonra.
Temos medo de Auschwitz
e do Juqueri.
Temos medo da censura
Da traição. Da tortura
e da delação.
O medo é a mais triste
das paixões tristes:
caminho da servidão

*em Os Sentidos Paixão, livro publicado em 1987 com a participação de vários nomes importantes da cultura brasileira.


Publicado por Rubens Jardim em 08/03/2019 às 14h05
 
08/03/2019 13h57
A MAIOR TORCIDA BRASILEIRA EXPULSA BOLSONARISTAS

Atenção, atenção, não é mais um bloco de Carnaval se manifestando contra o Neanderthal, o que já não seria pouco. É muito mais: é a maior torcida brasileira, os Gaviões da Fiel somam hoje 112 mil pessoas, de todas as classes e credos, agora chamadas pelo diretor da agremiação, a rever sua opção política para continuar dentro, já que o timão declara de público seu anti facismo e o compromisso com a democracia brasileira, coisa que Bolsonaro não dá a menor importância, como todos sabemos. Está na manchete da Folha de São Paulo desta quinta-feira, 7 de Março: "A democracia só existe se as Forças Armadas quiserem", diz Jair Bolsonaro.(comentário da minha amiga escritora e jornalista Lucy Dias )


Publicado por Rubens Jardim em 08/03/2019 às 13h57
 
08/03/2019 13h46
NA MINHA ÉPOCA DEDO-DURO NÃO ERA RESPEITADO...

A BOA VIDA DOS DELATORES - Depois de prestar um monumental desserviço ao país, a operação lava jato e seus executores já foram acusados de contínuas violações dos direitos individuais.Eu achei e continuo achando qjue os prejuízos foram e estão sendo muito maiores do que toda a dinheirama roubada ou desviada. E não é que eu seja favorável à corrupção. Deixando isso claro, vamos ao que interessa: a boa vida dos delatores. Dois deles foram destaque da revista Época.Um é Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, empresa de transporte da Petrobras. Ele vive em Fortaleza, em sua mansão, apelidade de gaiola de ouro, com piscina, quadras poliesportivas e até um cata-vento gigante para produção de energia eólica. Sergio Machado, graças ao fato de dizer o que os membros da República de Curitiba queriam ouvir, não ficou um só dia preso e foi dispensado do incomodo da tornozeleira eletrônica. O outro é o ex-senador Delcídio Amaral, cassado pelo Senado, pessoa com aguçado senso de oportunidade: foi PSDB quando convinha ser PSDB, PT quando o melhor era ser PT e, ao que parece, em tempos de Lava Jato, delator quando era propício ser delator. Hoje, divide sua rotina entre São Paulo, onde vive parte de sua família, e Campo Grande, onde cuida da propriedade que pertenceu a seus pais. Os anos de exílio político não afetaram o espírito bon vivant — é figura carimbada nas colunas sociais da cidade.


Publicado por Rubens Jardim em 08/03/2019 às 13h46



Página 16 de 101 « 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras