16/01/2019 21h42
ENTREVISTA DE RUBENS JARDIM PARA A CAUSA OPERÁRIA TV
No dia 3 de janeiro participei do programa UZWELA, conversa sobre cultura que é feito ao vivo pela Causa Operária TV. Estava preocupado com a duração do programa: 1 hora. Mas logo de cara, ao conhecer o Henrique Áreas, meu entrevistador e homem de esquerda, essa ansiedade foi desaparecendo. Atribuo isso ao fato de estar junto de pessoas que batalham pelas mesmas bandeiras. Ou seja: por justiça social e por uma sociedade menos desigual, mais justa e fraterna. Segue o link pra quem tiver interesse: https://www.youtube.com/watch?v=8kH0YJ6wD8U
Publicado por Rubens Jardim em 16/01/2019 às 21h42
16/01/2019 17h05
O RETRATO TRÁGICO DESSE PAÍS
No fundo acho que essas pessoas --e boa parte da alta classe média--gostaria mesmo que os mais pobres e os excluídos desaparecessem da face da terra. Essa gente não reconhece no outro, que é vítima desse sistema capetalista, um semelhante.E esse Witzel, governador do Rio, destila ódio, preconceito, autoritarismo. São Paulo também foi parar nas mãos do Doria, uma espécie de fake news dele mesmo. E quanto ao resto, uma tragédia anunciada --e denunciada.(a foto mostra esse governador ostentanto seu retrato feito de balas douradas e ele sorrindo. Trágico retrato desse país) Publicado por Rubens Jardim em 16/01/2019 às 17h05
16/01/2019 16h40
OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER
Por puro acaso, procurando neve na Suiça, encontramos Stans, cidadezinha de 7 mil habitantes, ao pé do montanha Stanserhorn. E lá estava registrada a passagem de Goethe, autor que me encantou na mocidade com o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther. O romance epistolar trata do encontro de Werther e Carlota, encontro que mudará para sempre a sua vida, resultando em uma paixão avassaladora que o levará ao deslumbre do primeiro grande amor, seguido progressivamente ao próprio aniquilamento existencial. Estudiosos apontam que esse livro provocou uma onda de suicídios na Alemanha, inicialmente, e depois na Europa. Comenta-se, também, que esse livrinho escrito em 4 semanas, foi lido sete vezes por Napoleão que o carregava sempre em sua biblioteca de campanha.
Publicado por Rubens Jardim em 16/01/2019 às 16h40
12/01/2019 14h00
GOSTO DE ME SENTIR DESARMADO E ABERTO AO QUE DER E VIER
O TOURO BIFRONTE -- Quando viajamos pela primeira vez pela Europa, meu filho Christiano Jardim tinha 5 anos.Acho que foi em 1992 e nós, bem easy rider, éramos guiados por mapas, pela infância e por aquele menino chamado Jesus.Nenhuma dessas tecnologias estavam presentes na vida de cada um de nós. Nem pra indicar caminhos, hotéis, museus, palácios e restaurantes.Mas eu era mais feliz --e sabia disso. Afinal, todos esses confortos também depreciam a nossa capacidade de criar, nossa iventividade, nossa possibilidade de de revelação, de encantamento e de enfrentar reveses, é claro. E eu gosto de me sentir desarmado e aberto para o que der e vier. Gosto de sentir que a vida é um prolongamento do nosso corpo e da nossa alma. Coisas precárias que nos fazem celebrar a união, a disposição conjunta de intuir, criar, seguir e prosseguir.Sempre de mãos dadas com as pessoas,com o mistério e com os milagres.E aonde estão hoje os mistérios, os milagres e as revelações? Já disse muitas vezes, pra amigos e familiares, estar ligado e conectado é, também, de algum modo, estar protegido dessa instantaneidade complexa que só nos deixa mais frágeis,menos utópicos --e com a fé cada vez mais abalada em transformar esse mundo cada vez mais desumano e desigual..Estou com 70 anos, mas vou lutar até o fim de meus dias.
Publicado por Rubens Jardim em 12/01/2019 às 14h00
01/01/2019 17h06
A GRANDEZA DE DARCY E LULA
No topo de minha lista de brasileiros que admiro, dois nomes jamais faltariam: Darcy Ribeiro e Lula! Um, morreu reconhecendo seu "fracasso" nas lutas que empreendeu.... E deixou uma frase que o eterniza: "prefiro estar ao lado dos que comigo fracassaram do que ao lado dos que me venceram..."
Publicado por Rubens Jardim em 01/01/2019 às 17h06
|