Rubens Jardim

A poesia é uma necessidade concreta de todo ser humano.

Meu Diário
24/06/2019 02h47
SOBRE AS DESIGUALDADES ABJETAS CRIADAS PELO CAPETALISMO

JÁ DISSE AQUI, ALI E ACOLÁ que quem fez a minha cabeça, muito antes da esquerda hegeliana, foi nada mais nada menos do que Jesus Cristo. Sempre sintonizei com esse viés dele em conferir dignidade a todos, inclusive às mulheres. Acho que foi graças a Jesus que aprendi que somos todos iguais.E entendo, assim como Frei Beto, que Jesus foi um prisioneiro político, torturado, julgado e assassinado na cruz. Como sou cristão de verdade --e não da boca pra fora como muitos que circulam por aí -- sinto-me contaminado por sua palavra revolucionária.. Por isso, nomeio o sistema capitalista de CAPETALISMO. Afinal, não consigo engolir essa hóstia monetária que enche os bolsos de alguns em detrimento da miséria da maioria dos seres humanos. Isso é cruel, indigno e abjeto. Eu não me conformo com esse troço. E pra ilustrar essa minha indignação, volto a trazer à tona alguns números reveladores das desigualdades no nosso país. Segundo a Oxfam Brasil, apenas 6 pessoas concentram a riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões de brasileiros mais pobres. E tem mais: os 5% mais ricos do Brasil têm a mesma fatia de renda dos demais 95%. E tem mais ainda: um trabalhador ou uma trabalhadora que ganha salário mínimo levará 19 anos para receber o mesmo rendimento que um super-rico ganha em um único mês. Acho,sinceramente, que qualquer pessoa dotada de bom senso deve se assustar com esse quadro que faz do Brasil um dos países mais desiguais do mundo.


Publicado por Rubens Jardim em 24/06/2019 às 02h47
 
24/06/2019 02h35
AS MULHERES POETAS POETAS VOLTAM Á TONA

A querida poeta Lenita Estrela de Sá , que teve livro prefaciado por Ferreira Gullar escreveu: "Grande alegria fazer parte desta coletânea, ao lado de Elisa Lucinda Campos Gomes, Beatriz Helena Ramos AmaralRosana BanharoliDenise EmmerCarmen MorenoWanda Monteiro,Rosana C. ChrispimNoélia Ribeiro, entre outras competentes poetas, com organização de Rubens Jardim, publicação que me foi lembrada hoje pelo facebook. Clique no link em azul:
https://issuu.com/rubensja…/…/livro_mulheres_poetas_volume_2

 


Publicado por Rubens Jardim em 24/06/2019 às 02h35
 
24/06/2019 00h48
O CLIMA DA PARADA GAY ERA DE PROTESTO CONTRA BOLSONARO

A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo realizada ontem, mostrou engajamento político, muitos protestos contra Bolsonaro e manifestações pela liberdade de Lula. Veja algumas fotos.


Publicado por Rubens Jardim em 24/06/2019 às 00h48
 
23/06/2019 00h02
OS PROPRIETÁRIOS DECIDIRAM CORTAR ESSES PINHEIROS

A CASA DO MATO TÁ VELHA --Mas é bem mais nova do que eu: deve ter uns 30 anos. Compramos o terreno que era o mais barato da região e em seguida iniciamos a construção. Demoramos uns 4 anos pra concluí-la. Fomos uma espécie de pioneiros. Na época não havia nem 6 casas por aqui. As ruas eram de terra, não havia portaria, nem iluminação nas ruas. Mas já existiam muitos pinheiros plantados Hoje, as ruas estão asfaltadas, as ruas iluminadas, os pinheiros bem crescidos e a portaria funcionado 24 horas.Foi criada uma associação dos proprietários do loteamento com diretoria,reuniões, votações, etc. Pois bem: os proprietários decidiram, em assembleia, pela retirada desses pinheiros. A alegação: danificam o asfalto, exigem grande manutenção e existe risco de queda.São 256 árvores que embelezam o condomínio e estão com os dias contados.Acho um horror essa priorização do carro e do asfalto.E fico me perguntando: pq essas pessoas vieram viver no mato?


Publicado por Rubens Jardim em 23/06/2019 às 00h02
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
22/06/2019 19h17
FESTA POÉTICA EM TORNO DE VLADO LIMA

Vlado Lima é um poeta originalíssimo e com ele as palavras desferem jabs e diretos no ringue da linguagem.O SARAU GENTE DE PALAVRA reconhece isso e presta homenagem a ele no dia 25, a partir das 19h30, no Patuscada, Rua Luis Murat,40, V. Madalena.Vários poetas e amigos fazem leitura de seus poemas.Uma festa poética. Venha participar.

 


Publicado por Rubens Jardim em 22/06/2019 às 19h17



Página 8 de 99 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras